Praia mais segura

Prevenção aos afogamentos

Dicas de segurança
logo
Área + segura
Evite tomar banho em áreas desconhecidas, podem haver perigos escondidos. Escolha praias e balneários com sinalização e guarda-vidas.
logo
Atenção 100% nas crianças
Jamais perca as crianças de vista e mantenha a distância máxima de um braço dos pequeninos. Em poucos segundos de distração seu filho pode se afogar. Vista-os com colete salva-vidas. Boias transmitem falsa segurança. Ensine-os a nadar a partir dos 4 anos.
logo
Embarcações
Sempre utilize colete salva-vidas. Embarcações têm potencial para múltiplos afogamentos. Não trafegue em embarcações lotadas.
logo
Se beber, não nade
Pessoas alcoolizadas não devem adentrar na água para nadar. Elas ficam mais eufóricas, diminuem a capacidade de avaliar os riscos, têm redução no desempenho físico e cognitivo, ficam mais propícias ao afogamento. Sempre que uma pessoa alcoolizada forp araa água deve estar acompanhada. Assim como as pessoas com transtorno mental, epiléticas ou cardíacas.
logo
Se comer, não nade
Ao se alimentar, principalmente com alimentos de difícil digestão, não entre na água. Espere pelo menos 1 hora, pois você pode ter um mal súbito e se afogar.
logo
Comportamento de risco
Não teste seus limites na água. Competições aquáticas só devem ser praticadas quando houver uma equipe de profissionais fazendo a segurança. Muitos perdem suas vidas ou ficam paralíticos se arriscando em travessias, saltos de elevações para a água e mergulhos.
logo
Acampamentos
Se for para acampamentos, retiros, locais sem sinalização ou guarda-vidas, antecipe-se ao acontecimento, leve uma boia amarrada a uma corda para casos de resgate. Oriente o grupo por meio da distribuição e leitura deste panfleto.
logo
Em caso de afogamentos
Se você estiver se afogando, mantenha a calma, tente flutuar se deslocando para margem e acene por socorro. Se observar alguém se afogando, não se lance na água para tentar salvar, chame por socorro e forneça objetos flutuantes, como: boias, caixa térmica ou estenda uma galhada para a vítima.

Aprenda a nadar, conheça os riscos e respeite seus limites!